Ah! É a música da novela!

“Oh meu Deus! Eu já ouvi essa música antes!”. Pois é meu(minha) amigo(a), se você já ouviu uma música antes e gostou, e não sabe o nome dela, é extremamente provável que você a tenha ouvido em alguma novela global. E para tirar essas suas dúvidas cruéis, trago para você hoje o post mais indesejável que eu já fiz na vida (já que eu odeio novela), com músicas internacionais que ficaram famosas e fizeram um tremendo sucesso no Brasil por causa das telenovelas da Rede Globo de Dominação de Televisão.

4 Non Blondes – What’s Up?

“Heeey yeeeaahhh yeaaah… and I say hey! What’s going on?”. A única música famosa composta pelo 4 Non Blondes, a ex-banda da cantora Linda Perry, implacou no Brasil através da novela Olho por Olho (de 1993) um sucesso que fez com que rádios e mais rádios pelo Brasil tocassem a canção “What’s Up?” diversas vezes em um só dia. A canção quase não fez sucesso nos EUA, mas no Brasil e em alguns países da Europa foi número 1 de diversos rock charts. Foi lançada em 1992 junto ao álbum Bigger, Better, Faster, More!

KT Tunstall – Suddenly I See

Além de fazer parte do filme O Diabo Veste Prada (2006), “Suddenly I See”, mais uma música famosa de mais uma “artista de uma música só”, KT Tunstall, chegou ao Brasil em 2005 através da novela Belíssima. Se você não conhece a música, assim que clicar no “play” a reconhecerá, já que além de ter participado da trilha sonora de vários e filmes e da tal novela foi um sucesso comercial, aparecendo em diversas, milhões de propagandas todos os anos. Porém, a música já havia sido lançada um ano antes da novela ter se iniciado, em 2004, no álbum Eye to the Telescope.

Corinne Bailey Rae – Put Your Records On

Com uma levada perfeita do soul dos anos 2000 acoplado com o melhor do R&B popular (Rhythm & Blues), Corinne Bailey Rae conseguiu em 2006 lançar um álbum com seu próprio nome emplacando “Put Your Records On” no topo das paradas de sucesso. A música chegou ao Brasil com maestria no mesmo ano, através da novela Páginas da Vida, uma das de maiores audiências da Rede Global.

Coldplay – Viva La Vida

Bom, sobre essa canção não tem muito o que se falar; tenho 99,99% de certeza que você a deve conhecer muito bem, seja pelas acusações de plágio de Joe Satriani ou seja porque você é simplesmente um fã de Coldplay, ou talvez você simplesmente ouviu ela na novela A Favorita (2008). “Viva La Vida” iniciou a fase Coldplay que o mundo vive até hoje, e é uma gosminha perfeita que mistura música erudita com a música alternativa. Veio ao mundo em 2008, junto com o disco Viva La Vida or Death and All His Friends.

Avril Lavigne – I’m With You

Uma das canções mais famosas da “ídala” pop mundial, “I’m With You” foi escrita por Avril em parceria com o grupo The Matrix, durante sua chamada “fase emo” (enquanto ela ainda fazia música de verdade e não lixo comercial). Uma canção trágica porém bela e emo pra cacete, do seu primeiro disco, Let Go, de 2002, que logo lançou Avril ao mundo. No Brasil, a telenovela Mulheres Apaixonadas (2003) foi a responsável por mostrar aos brasileiros o novo som do chamado pop punk.

Lenny Kravitz – Calling All Angels

Do álbum Baptism (2004), Lenny Kravitz mestre supremo da música conseguiu fazer um leve sucesso momentâneo no Brasil, após a aparição da canção soft “Calling All Angels” na novela Senhora do Destino. A canção consagra Lenny como sendo o único cantor na face da Terra a tentar todos os estilos musicais diferentes, como pop, rock, soul, reggae, funk carioca, pagode, forró, baião, gospel, sertanejo…

Pois é… as novelas brasileiras para mim não passam de um aparato de entreterimento da indústria cultural como forma de dominação das massas… mas ao menos a trilha sonora internacional é impecável (em contraposição com a nacional, que é deplorável), mas aí depende do gosto musical e televisivo de cada um. Somos todos livres para gostar ou não do que a mídia nos oferece…

Então até a próxima! o/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s