Lady Gaga Mãos-de-Tesoura

Ai ai ai.. hora de falar sobre assuntos polêmicos (mamilos)!! Antes de mais nada você fã de Lady Gaga pode ir se preparando pois vou falar MUITO mal da cantora nesse post, então se não quiser perder seu tempo lendo coisas que com certeza você não vai concordar aconselho que se retire daqui agora, mas se você tiver paciência e me der um pouquinho de atenção pode esperar que também falarei muito bem dela. Mas pelo título do post, já deu pra perceber que eu vou esculachar ela um pouquinho…

Bem, antes de mais nada quero deixar claro que a Lady Gaga é uma cantora nata, num mundo pop corrompido onde o auto-tune canta qualquer música Lady Gaga se sobressai com seu pulmão de ferro, suas cordas vocais alucinógenas e sua incrível habilidade no piano. Uma arista nata. Mas que errou de gênero.

Não sei quanto a vocês, mas parece que a cada nova música lançada da cantora é um plágio da anterior. Inclusive as danças dos clipes; são sempre as mesmas! Quando em 2008 fiquei sabendo do surgimento desta nova cantora, logo pensei em “Radio Gaga”, sucesso do Queen, na primeira vez que ouvi o seu nome. Mas depois que a conheci pelos seus clipes, a odiei. Mas isso porque eu era um mente fechada com relação à música, mas depois que fui abrindo meus caminhos ao mundo pop, comecei a apreciar o seu trabalho. Porém, fiz isso na época errada; Lady Gaga começou a ficar esquisita e chata demais. Tudo bem, esquisita ela sempre foi e sempre a admirei por isso, mas agora está num nível sobrehumano da esquisitice. Cada nova música da cantora parece simplesmente que a única vontade dela é de fazer um clipe longo com uma história totalmente sem nexo nenhum com danças absolutamente ridículas.

Agora posso chegar ao ponto em que quero chegar desde o início do post: Lady Gaga quer a qualquer custo se tornar a Madonna do século XXI. Olhe para a foto acima, e me diga se você não vê uma espécie de Lady Madonna.

Como todo bom fã de Madonna (humm.. boiola…), conheço diversas músicas da cantora que se assemelham demaaaais a muitos hits de sucesso de Lady Gaga. A cantora se diz fã e se inspira na “Rainha do Pop”, mas isso já foi longe demais; as danças, as músicas e até mesmo o visual, estão fazendo de Lady Gaga a Madonna para os adolescentes de hoje em dia. E não é só a Madonna uma das inspirações da cantora.

Annie Lenox, vocalista da banda Eurythmics, se vestiu de homem durante uma apresentação épica no Grammy Awards de 1984. 27 anos depois, Lady Gaga apareceria com seu alter ego no VMA 2011 da MTV, Jo Calderone, que possui um estilo bastante semelhante ao da vocalista do Eurythmics.

À esquerda, Jo Calderone, e do lado que sobrou a Annie...

O que mais me impressiona é o talento desta cantora não coincidir com sua originalidade. Desculpem-me, mas a Lady Gaga é totalmente sem originalidade. Vamos agora às músicas.

O primeiro álbum de Lady Gaga, The Fame (2008) eu considero meio irritante, mas digo que é um álbum relativamente bom e revolucionário, sem dúvida alguma. Porém, Born This Way (2011) é 30 vezes melhor, mas se chegou a esse nível é porque existe um motivo por trás. As músicas de Born This Way são totalmente plagiadas na cara de pau, e a cada novo clipe de Lady Gaga surgem inúmeras acusações de plágio, muitas extremamente ridículas apenas com a intenção de prejudicar a cantora, mas muitas com razão.

Primeira de todas, uma das mais recentes dela, “Yoü and I”, que quando ouvi pela primeira vez fiquei impressionado e aplaudi a cantora de pé, até me lembrar do clássico do 4 Non Blondes, “What’s Up?”, de 1993.

Esse é o mais tenso de todos…

Mas coxinuando, como já disse, a cantora se inspira até demais na Madonna. A canção “Born This Way” (na minha opinião a melhor de Gaga) é bastante parecida com “Express Yourself”, da Madonna, só que um pouco mais acelerada. Como eu não encontrei nenhum vídeo relacionando as duas canções e você muito provavelmente já deve conhecer a canção da Gaga, te trago aí o clipe da música da Madonna:

Mais uma de Born This Way, dessa vez a canção “Electric Chapel” foi vítima de acusações de plágio da canção da cantora Kylie Minogue, “Cupid Boy”:

E pra terminar, um muito engraçado de tão tosco; a canção “Self Esteem” da banda-super-mítica The Offspring foi descaradamente copiada por Lady Gaga em “Bad Romance”. E não é só o início da música não; o verso e o refrão você consegue encaixar perfeitamente a cantoria de nossa personagem “mão-de-tesoura” no instrumental da banda Offspring, apenas diminuindo o tempo da música:

Selecionei aqui hoje as músicas que eu realmente penso que Lady Gaga teve a cara de pau de plagiar; mais de 20 músicas suas já foram acusadas de plágio, mas de verdade mesmo, muitas dessas acusações são apenas odiadores buscando o mal do seu inimigo. Mas fala sério, dizer que “nenhuma dessas músicas se parece com as da Lady Monster” aí é melhor você rever seus conceitos musicais.

Não que Lady Gaga tem copiado as músicas na maior cara-de-pau da história, mas nessas músicas apresentadas ela simplesmente roubou a essência, a alma da música, o que havia de mais impressionante em cada uma dessas quatro. Ontem, já foi lançado o clipe para o quinto single de Born This Way, “Marry the Night”, que já recebeu outras inúmeras acusações de plágio. Mas não as ponho aqui porque achei elas extremamente ridículas.

Concorde você ou não com este post, só posso lhe dizer: dê um piano e um microfone para Lady Gaga e ela apronta horrores. Mas dê uma pauta de composição à ela e provavelmente “Smells Like Teen Spirit” voltará a ser um novo hit de sucesso em 2012.

Fui! o/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s