Duplas Não-Sertanejo-Universitário: O casal arco-íris

Desde que a música brasileira ganhou independência e identidade com relação a música internacional, é imprescindível citar nomes como Geraldo Vandré, Fagner, Belchior, Zeca Baleiro, Milton Nascimento, Zé Ramalho, Ivan Lins, Gilberto Gil e os três Chicos, Buarque, Science (na área do chamado manguebeat) e César, sem falar de outros dezenas de artistas que contribuíram para uma ruptura da música popular brasileira com a Bossa Nova.

Na área do rock, os principais responsáveis por trazer a identidade nacional ao rock brasileiro foram os Mutantes, os Secos & Molhados e Raul Seixas, jogando pra longe todos os ideiais de “iê-iê-iê” importados pelo regime militar. Logo na década de 80, isso estaria confirmado com os Titãs, comandados por Arnaldo Antunes e Nando Reis.

Após a saída de Nandinho dos Titãs, o rock presenciaria um dos maiores gênios compositores solo da nossa música. Bissexual assumido, começou a escrever sozinho na década de 90, até conhecer nossa ilustre Cássia Eller, homossexual, com quem cantaria suas maiores composições.

Nando Reis ao longo de sua carreira solo até hoje costuma sair distribuindo músicas e mais músicas para seus amigos artistas, como “Resposta” e “Sutilmente”, sucessos do Skank, “Do Seu Lado” do Jota Quest, e “Onde Você Mora?”, gravado pelo Cidade Negra.

Mas este post é uma homenagem a este casal de amigos que só se separaram pela morte de Cássia Eller. Foi na voz de Cássia Eller que as canções do “ruivo” fizeram sucesso. Sempre alternativos demasiadamente, tocavam de tudo, desde Nirvana (no caso da Cássia) até Calypso (no caso do Ruivo). Enfrentando quaisquer tipos de preconceito com muita “malandragem”, Cássia Eller e Nando Reis juntos formaram uma das maiores duplas da nossa música sem nunca terem firmado uma parceria formal, e protagonizaram canções históricas no Luau MTV da “menina má”, de 2002, exibido na Music Television do Brasil 1 ano após sua morte.

Nando Reis e Cássia Eller – Relicário:

Nando Reis e Cássia Eller – O Segundo Sol:

Não vou ficar agora escrevendo sobre um assunto tão batido como homossexualidade, mas um post futuro será dedicado aos artistas mãos-caídas da nossa música. Só não encha a po*** dos nossos sacos (são 2) com comentários preconceituosos, e isso vale se você é hetero, homo, bi, zoo, botano, pan…

O Break Musical agradece a sua compreensão, qualquer problema ligue para o nosso SAC, o número é: 0800-Tekpix.

Tá lendo o que aqui? VAI VER OS VÍDEOS!😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s