45 Anos da Banana

Banana Power.

Mais que um álbum qualquer, o “The Velvet Underground & Nico”, o debut da banda The Velvet Underground, do nosso grande Lou Reed, completou nada mais nada menos que 45 anos na última segunda-feira (12 de Março).

Um divisor de águas, TVU&N foi provavelmente o primeiro álbum a tratar de forma aberta, temas pesados e controversos como drogas, prostituição e sadomasoquismo. Foi também inovadora na musicalidade, demonstrando um som muito alternativo em relação aos ié-ié-iés característicos da época (Final da década de 1960). Em outras palavras, foi uma das pioneiras do rock experimental e considerada por muitos como a primeira banda de ‘rock adulto’, dando base à muitas bandas que surgiriam nas décadas seguintes.

Mas claro, tantas novidades (e polêmicas!) foram acompanhadas por um enorme fracasso comercial. Nem o mecenas Andy Warhol (ele mesmo, o maior representante do Pop Art), conseguiu alavancar o álbum. TVU&N teve uma má vendagem inicial, foi banida de lojas de LP’s, assim como em rádios e consequentemente não teve uma boa recepção do público. Infelizmente a sua devida atenção só foi dada décadas depois, para ser finalmente considerada pela mídia especializada como um dos álbuns definidores do Rock and Roll.

Um álbum brilhante, essencial para qualquer amante do rock.

"Peel Slowly And See"

Farows Cambada!

(Isso NÃO é uma resenha tá, não vai achando que já larguei mão da promessa ein! HAHA)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s