Foster The People – Pumped Up Kids

Seguindo a política dos clipes interessantes do ano passado, o Pumped Up Kids do Foster The People.

Toma aí:

Agora, eu me pergunto: Por que raios essa música, ou melhor, banda, ficou tão, mas TÃO famosa?

Pra você ter uma ideia, o FTP  tem até agora apenas um álbum de estúdio, o Torches, de maio de 2011. A banda em si tem aproximadamente dois anos de vida e o som deles é indie rock/pop, com influências eletrônicas. Agora, estranho é o fato de eles possuirem 70 milhões, repito 70 milhões de visualizações da Pumped Up Kids no YouTube, sendo que se trata de um som relativamente não tão mainstream (nada contra), e falar, ou melhor, cantar, tão tranquilamente, sobre uma criança sádica que está com vontade de assassinar outras criancinhas, em especial as que possuem esse tipo de calçado. Claro, é o tipo de coisa que não se vê todo dia. E eles deram um passo bem a frente (pelo menos em visualizações) de muita banda veterana.

E o mais curioso disso é que o povo em geral, inclusive o que curte umas músicas, digamos, “menos sofisticadas”, aderiu a essa. O YouTube comprova, lá está lotado de covers de pessoas/bandas comuns. Agora, ficam as perguntas: Seria um sinal de mudança do gosto musical das massas? Seria apenas uma exceção à regra? Seria um marketing desgraçado a responsável por alavancar a banda? Ou seria a responsável, a pura habilidade da banda?

Não sabemos. E é realmente difícil dizer algo de sólido sobre esse assunto. Pode ser que até o próprio conceito de pop (se é que tal conceito é válido) precise ser revisitado. Eu sei que parece exagerado (e inútil) questionar tanta coisa sobre uma música só (é mais fácil só ouvir, é claro), mas convenhamos, tudo no mundo musical é empírico, e é só a partir de reflexões que evoluímos analiticamente (óbvio). E além do mais, é divertido  falar sobre essas coisas. Vai que você arranja aquela(e) mina(o) com isso.🙂

Se você curtiu o som indie-eletropop-rock deles, dá uma ouvida nessa daqui, tem um mix de piano com elementos eletrônicos animal:

Até!😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s