Ocarina: toda sua infância resumida em um instrumento

Se lembra quando você pequena criança dos anos 90 pegava aquela sua fita cassete do primeiro filme do Pokémon e rebobinava 200 vezes para o início e assistir novamente ao filme? Pois é, chegou a hora de se reencontrar com o seu passado e chorar horrores.

Se lembra daquela cena do filme Mewtwo Contra-ataca em que os Pokémons estão na arena lutando até a morte contra os seus respectivos clones enquanto o Ash assiste tudo do alto horrorizado?

Se lembra que nessa hora toca uma música bem emotiva pra combinar com a tensão da coisa, fazendo você ir às lágrimas loucamente?

Pois é minha cara criança dos anos 90, a música que toca nessa cena se chama “Brother My Brother”, do Blessid Union of Souls:

 

E quando falamos de Pokémon é claro que falamos de coisa boa. Música também incluso. Os filmes da série são bastante prestigiados especialmente por sua trilha sonora, e não é à toa. Se lembra também que antes do início do filme há um curta chamado As Férias de Pikachu?

 

A música se chama “Vacation”, do Vitamin C, e toca na abertura do curta. E é claro, que se estamos falando dos filmes do Pokémon não poderia passar batido a obra musical master da série, a masterpiece imbatível, que aliás, é uma composição original. A música a seguir aparece no filme O Poder de Um, segundo filme da série Pokémon (mais conhecido por Pokémon 2000).

 

Sim, a canção tocada pela personagem Melody em sua ocarina para acordar a fera dos mares, o lendário pokémon Lugia. “A Canção do Grande Guardião”, ou somente “Canção do Lugia” é uma composição orquestral que imita o suposto grito emitido por Lugia. Em compassos simples 4/4 que conta com instrumentos como violino, flauta, arpa, trombone, trompete, pratos, tambores, caixas, diversos tipos de idiofones como xilofone e sinos, e é claro, o instrumento principal, a ocarina.

A ocarina

A ocarina é aquele instrumentinho esquisito e muito maroto que mais parece uma mini-espaçonave rústica. E não é à toa que sua forma peculiar realmente parece ter vindo de uma era muito distante. Estudos relatam que a ocarina é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, contabilizando aproximadamente 12 mil anos. Diferentemente da flauta, a ocarina ganha de 1 a 0 por não depender do comprimento para a reprodução das notas; o som depende da abertura total do orifício onde se põe os dedos em relação ao volume total do instrumento. Isso significa que, se você tem uma ocarina e sabe tocar bem, pode ir tirando o cavalinho da chuva, pois se eu te der uma ocarina feita por um outro fabricante e pedir pra você tocar alguma coisa pra mim, você mal vai saber onde encostar os dedos, pois a posição dos buracos pouco importa numa ocarina. Desse jeito, dependendo do design da ocarina de um fabricante, os orifícios maiores e menores estarão localizados em posições diferentes.

Esse cotoquinho saindo do corpo da ocarina é o bocal onde o elemento/indivíduo assopra, assim como numa flauta.

E a prova de que a ocarina é a marca da sua infância não só pegando o filme do Pokémon como exemplo é o clássico jogo da Nintendo, Zelda: Ocarina of Time. Com este instrumento maroto, o nosso querido amigo gamer pode se sentir à vontade para tocar uma música a hora que quiser durante o jogo, clicando nos botões que representam cada orifício de uma ocarina. A ocarina de Link serve ainda para abrir passagens, itens, transformar o clima e, obviamente, viajar no tempo (duh).

Mas não pára por aí não! Aqui é que nem limpa-estoque das Casas Bahia! Além de Pokémon e Zelda a ocarina ainda foi presente no filme Dragon Ball Z: O Golpe do Dragão, quando o personagem Tapion usa uma ocarina para deter o monstro Hirudegan.

E se você acha que isso é pouco, pega lá no Naruto, episódio 213 ao 215, e você verá a personagem Menma tocando uma ocarina.

E como se não bastasse, como esses japoneses gostam duma ocarina, no clássico filme animado Tonari no Totoro, o personagem principal (Totoro, o coelho-espírito protetor da floresta) toca uma ocarina. Você pode nunca ter ouvido falar desse filme antes, mas o impacto cultural de Tonari no Totoro (em português, Meu Amigo Totoro) é tão grande que os estúdios Walt Disney Pixar não deixaram o filme passar batido sem uma homenagem, e em Toy Story 3 você pode ver o coelhão entre os brinquedos.

Poster do filme “Meu Amigo Totoro”

Totoro, cansado de fazer filmes que ninguém assiste, resolveu fazer uma aparição não-cameo em Toy Story 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, você olhará a ocarina com outros olhos. Olhos de nostalgia. Não importa se você pegou esses filmes e animes apenas quando era criança, se você se identifica altamente com eles não há motivos para esconder a criança dentro de si. Filosofei.

Ocarina: marcando nossas vidas sem que nós percebamos desde 10.000 A.C..

Falou, cambadinha!!! o/

3 thoughts on “Ocarina: toda sua infância resumida em um instrumento

  1. Eu conheci a Ocarina justamente pela franquia Zelda, em Ocarina of Time, depois no Majora’s Mask…
    Não resisti e tive que comprar uma kkkkk Comprei uma da Viento Kanta que é replicante da Ocarina do Tempo, tô aprendeno a tocar… muito legal!!!!

  2. Tem um pequeno erro lai falando que se eu tocar bem uma ocarina eu não vou conseguir tocar a de outro fabricante… na verdade todas ocarinas do esmo estilo(e existem vários) são tocadas quase da mesma forma, por exemplo, uma ocarina da viento kanta que o junior comentou ali em cima é tocada exatamente da mesma maneira que todas outras ocarina transversais de 12 furos com o padrão taiwanês de buracos, que é quase igual ao padrão japonês, que por sua vez só muda a posição dos sub-holes… oque mais vai mudar é se vc pegar uma ocarina estilo pendante ou uma ocarina bem diferente dos modelos habituais.

    nesse video motram os diversos tipos de ocarinas, o problema é que esta em inglês

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s